A moda segundo o olhar do impressionista Joaquin Sorolla
Impressionista mais reconhecido e valorizado da Espanha, Joaquin Sorolla é tema de uma bela exposição simultânea em dois museus de Madri, até 27 de Maio.
Na verdade, a mostra promove um recorte da vasta obra de Sorolla, enfocando a presença da moda em sua arte. Vestidos, joias, chapéus, sapatos, mantilhas e demais complementos enfeitam suas pinturas num exuberante desfile da moda do final do século XIX, começo do XX.
A parte do trabalho de Sorolla – da qual sou admiradora há muitos anos – fiquei encantada com a montagem da mostra, que faz uma associação dos quadros aos trajes e acessórios originais da época, cedidos por colecionadores particulares e pelo Museu do Traje de Madri. Vestidos de baile de Charles Worth, roupas de dia e de noite assinadas por Lanvin e Mariano Fortuny estão todos alí, ladeando cada tela.
Móveis e objetos que pertenceram a Sorolla contribuem, ainda, para enriquecer a atmosfera da montagem. Alguns deles estão representados nos quadros, como cadeiras, relógios e esculturas.
Um dos mais solicitados retratistas de sua época, sofreu forte influencia da família, principalmente de sua amada esposa Clotilde, motivo de várias obras da exposição. Além disso, o artista retratou a realeza espanhola, nobres e figuras da sociedade, em trabalhos que podem ser apreciados também nessa exposição.
A mostra acontece no Museo Thyssen e no Museo Joaquin Sorolla, que ocupa o palacete de dois andares onde Sorolla viveu e trabalhou.
Comentários
Postar um comentário