O Tesouro de Toledo
Quem visita Toledo, cidade medieval a 80 km ao Sul de Madrid, tem como primeira e obrigatória parada a sua imponente catedral, que demorou quase 300 anos para ser construída, a partir do começo do século XIII.
Considerada uma das maiores catedrais da cristandade, é uma das mais importantes da Espanha.
Dentre as riquezas artísticas e arquitetônicas dessa Igreja, destaque para a pequena sala que abriga parte do tesouro da catedral. No passado, todo o tesouro ficava exposto mas, desde 1900, por questões de segurança, apenas uma amostra é aberta à visitação pública.
E mesmo neste pequeno universo, é possível destacar exemplares espetaculares da ouriveraria dos séculos XVI até início do século XX como os anéis e crucifixos de bispos e cardeais em ouro, prata, rubis, diamantes, ou esmalte.
Coroas da Virgem do Sagrário, padroeira de Toledo, também podem ser apreciadas. O ponto alto, entretanto, é a custódia gótica de ouro e prata, datada do século XVI. Com mais de três metros de altura e 18 kilos de ouro, sai pelas ruas deToledo todos os anos, durante a celebração de Cospus Christi.
Infelizmente, a sala do tesouro abre esporadicamente. Portanto, torça para que, em sua próxima visita a Toledo, a encontre aberta.
Comentários
Postar um comentário