Souk de Tânger: garimpo de cores e sabores

Uns dos programas obrigatórios no Marrocos é perambular pelos seus souks, os mercados labirínticos e ruidosos que reúnem desde alimentos até joias, tapetes, roupas, souvenirs em geral, até os típicos fornos coletivos, onde os moradores levam seus pães para assar.



Consegui passar uma tarde no souk de Tânger, em minha recente viagem ao Marrocos, e o garimpo foi bem produtivo. No antiquário Majid, 3 andares repletos de tesouros: uma coleção de joias berber fazia parte de seu pequeno museu particular e, para frustração dos visitantes, não estava à venda.

.
 
.
.
.
Na mesma loja, luminárias e lanternas de todas as formas e cores e um acervo de têxteis antigos como poucas vezes vi. Toalhas, xales, bordados e fragmentos de tecidos adamascados, brocados e sedas, além de um andar apenas com tapetes, novos e antigos. Os kaftans e djellabas - túnicas típicas usadas por homens e mulheres – são, em sua maioria, itens antigos ou vintages selecionados a dedo pelo próprio Abdel Majid Rais El Fenni.
.
.
.
.
..
.
Os pigentes marroquinos em forma de Hamsa – também conhecida como Mão de Fátima – sempre me atraíram pelos seus desenhos e texturas em padrões decorativos mouriscos. De prata vintage, alguns apresentam relevos em forma de salamandra, adaga, águia, cavalo marinho etc.  Aliás, a salamandra é um animal muito apreciado no Marrocos pois simboliza longevidade.
.
 
.
.
.
.
Chama atenção as lojas de linhas de seda, muito usada para o artesanato local, pelos milhares de carretéis empilhados de maneira sinuosa, um verdadeiro passeio pelo arco íris.  E os famosos produtos feitos à base de Argan que “jogam búzios” em toda esquina. Cremes, óleos e sabonetes “milagrosos” na arte de hidratar, segundo eles.
.
 
.
Confeitarias e pâtisseries com doces a base de semolina, nozes, gengibre e mel encantam pela arrumação, concorrendo em aroma com o mercado de frutas, verduras e legumes – as tâmaras e figos estavam em alta.  Enfim, passeio ideal para quem curte o exercício dos cinco sentidos.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netsukê: da indumentária para a joalheria

Diamante: o melhor amigo das mulheres

Turquesa: da antiguidade à joalheria contemporânea